Nosso Projeto

Muitos me conhecem e conhecem minha família e se não conhecem já ouviram falar.

Meu nome é Lafaiete Papaiano, junto com meus irmãos nascemos e fomos criados no Bairro da Bela Vista, região central de São Paulo, somos de origem humilde, nascemos e crescemos em um “cortiço”, frequentamos escolas públicas e em idade muito tênue (11 anos) optamos pelo esporte, iniciamos nossa relação com a esgrima no extinto Clube de Regatas Tietê.

Depois de anos defendendo tal instituição, passamos a defender as cores do Esporte Clube Pinheiros, onde obtivemos nossas maiores conquistas.

O Esporte nos deu muito, independente das fobias que os dirigentes nacionais tinham de nossa origem das mais desavergonhadas injustiças, desrespeitos e falta de reconhecimento, que nos foram destinados no passado e no futuro, conseguimos vencer no esporte, sem nunca ter prejudicado ninguém.

Independente das incontáveis vezes que outros foram beneficiados em nosso detrimento, somos a prova viva de que o Esporte pode transformar vidas.

No esporte conseguimos disciplina, confiança e principalmente entender que manter-se fiel a seus princípios e objetivos e demonstrar que isso não é perda de tempo, pois tal atitude consubstancia-se na maneira mais honesta de encarar e encarar a vida de cabeça erguida.

Falando um pouco mais de mim, depois da minha passagem na esgrima, me formei advogado, profissão que até hoje pratico.

Enveredei na parte acadêmica, fiz pós-graduação e Mestrado, dei poucas aulas, pois descobri que a vida acadêmica não tinha lugar na minha vida.

Sempre tive fome de aprender e de ir além dos limites onde todos não iam.

Assim sendo fui atrás de outros esportes, onde passei a empenhar em sua prática, mais que minha vaidade e orgulho.

Passei a praticar Paraquedismo (onde sou Instrutor), Montanhismo, onde gozo de certa reputação na comunidade, possuindo vários artigos publicados sobre minhas escaladas no mais respeitado periódico sobre o esporte (Montain Voices), no Mergulho (ScubaDiving) onde sou um mergulhador muito experiente, auxiliando e me responsabilizando em operações de mergulho recreativo por outros mergulhadores, tendo já reflutuado várias embarcações.

Tudo que vislumbrei na prática das atividades, que acima pratico, me fez desenvolver meu gosto por fotografia, fiz vários cursos e fui registrar os esportes de aventura.

Caminhei ainda pelo Boxe e Muay Thai, sendo que no boxe tenho 05 lutas (não profissionais), tendo vencido duas por nocaute e perdido três, uma por pontos e duas por nocaute.

Tenho ainda formação em música, edição de vídeo e mais meia dúzia de atividades, que perderia muito tempo explicando.

Minha volta à esgrima acontece pelas mãos da minha filha, que de acordo com ela, ao ouvir nossas histórias nas reuniões de família e ouvir conhecidos falando de mim e de meus irmãos na esgrima, despertaram na mesma a vontade de conhecer o esporte.

Neste meu retorno à esgrima desta vez como expectador, me deparei com uma situação deveras interessante, onde alguns pregavam uma esgrima “profissional” em detrimento da esgrima “romântica”, praticada na época em que competia no hoje dito “alto rendimento”.

Uma nova esgrima, onde tudo era muito melhor.

Constatei ainda o óbvio a esgrima é um esporte sem memória, um esporte sem valorização dos atletas atuais e antigos, um esporte onde a maioria dos ex-atletas foram e são tratados com ingratidão pelos antigos e atuais dirigentes guardadas as devidas exceções.

Constatei ainda, que a esgrima ainda carece um trabalho de registros e apontamentos, um esporte onde a beleza plástica sobressai aos olhos, e sem uma política uma política voltada aos atletas.

Verdade seja dita a atual gestão da CBE em muito melhorou esta situação, mas as melhoras devem ainda ser alcançar um patamar mais elevado.

Por isso, resolvi criar este site, onde os atletas possam se reconhecer e observar seu lugar no esporte, sua importância e daqueles que os apoiam de forma franca e honesta.

Na minha visão, este site vai dar visualização ao esporte, A ESGRIMA É UM ESPORTE SEM ROSTO, ISSO NÃO QUER DIZER QUE TODOS OS ATLETAS NÃO MEREÇAM RECONHECIMENTO, NÃO MEREÇAM SEREM VISTOS E NÃO MERECEM SABER QUAL É O SEU LUGAR NO ESPORTE.

São os atletas que fazem o esporte e são eles que precisam ser mostrados e reconhecidos.

Este site foi criado no intuito de que se torne uma base dados onde todos os atletas possam quando necessário, buscar suas informações e possam dar o endereço eletrônico como uma referência, onde futuros apoiadores, patrocinadores e até entidades que queiram promover o esporte e todos possam ter uma base de consulta.

Esta e maneira que encontrei de retribuir tudo que a esgrima me deu, esta é uma maneira de trazer para a vitrine, para frente todos os atletas que fazem o esporte.

Por favor, usem, abusem e organizem-se, mostrem-se, divulguem-se, pois com certeza estaremos ajudando na divulgação do esporte.

Lafaiete Papaiano